Pure Data: uma poderosa ferramenta para música computacional

Como o título deste artigo explicita, o Pure Data, também conhecido carinhosamente apenas como Pd (pedê), é uma das principais ferramentas para a criação de música computacional, mas também para música eletrônica em geral, síntese sonora, design de som (ou sound design: criação de efeitos sonoros e ambiências), processamento de sinal de áudio (ASP), programação de áudio, entre outras maravilhas da modernidade tecnológica.

Em 2021, publiquei um artigo no XX SBGames que tratou especificamente sobre o uso do Pd em games, já que desenvolvi alguns protótipos relacionados durante o mestrado – e pretendo usar o Pd em meu projeto de doutorado, no qual irei desenvolver o protótipo de dois games com foco em áudio, sendo um videogame não visocêntrico e um audiogame. O artigo em questão contém a seguinte descrição: "[…] o Pd é um ambiente de programação visual de código aberto para o desenvolvimento de softwares de forma gráfica, o que reduz drasticamente a escrita de linhas de código. Com programação de fluxo de dados (dataflow programming), na qual os pulsos de sinais são processados conforme percorrem os objetos, o Pd pode ser usado para controlar, processar e sintetizar sons, vídeos, gráficos 2D e 3D (com uso de dekens) e manipular dispositivos de entrada e MIDI. As funções algorítmicas são representadas por caixas visuais chamadas objetos, colocados dentro de uma janela de patches chamada canvas. O fluxo de dados entre os objetos é obtido por meio de conexões visuais chamadas patch cords. Cada objeto executa uma tarefa específica, que pode variar em complexidade, desde operações matemáticas de nível muito baixo até funções complicadas de áudio ou vídeo, como reverberação, transformações FFT (fast Fourier transform, ou transformada rápida de Fourier) ou decodificação de vídeo.".

Como o SBGames 2021 foi realizado de modo virtual por conta da pandemia da covid-19, a apresentação do artigo foi feita por vídeo. Nele, eu explico de maneira sucinta o Pd e dou alguns detalhes sobre as possibilidade de utilização em games.

O Pd não foi desenvolvido para utilização em games, ainda que seja possível usá-lo com esse propósito. O que importa é que ele pode ser usado por qualquer pessoa que tenha interesse em música & tecnologia, principalmente por ser gratuito, o que é um ótimo atrativo. Para começar a programar os primeiros patches, basta dar um fuçada no YouTube, pois existem vários bons tutoriais por lá. E os links abaixo também servirão como ótimo ponto de partida, inclusive para a instalação do software/ambiente de programação.

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