Bom, em primeiro lugar… Não. Uma guitarra barítono não serve para tocar junto com um cantor barítono. Até pode ser o caso, mas não é exatamente esse o propósito. Barítono é a voz masculina que fica entre as extensões vocais de baixo e tenor. Ou seja, o barítono é o cantor que tem a voz mais grave que o tenor, mas não tão grave quanto o baixo. E a mesma premissa se aplica às guitarras: uma guita barítono é mais grave que uma guitarra "convencional", mas não tão grave quanto um contrabaixo. Vamos entender o porquê.
Guitarras convencionais costumam ter comprimento de escala (ou scale length, a distância entre o nut e a ponte) por volta de 25" (polegadas). Uma Gibson Les Paul, por exemplo, tem comprimento de escala de 24.75", enquanto as Fender Stratocaster têm 25.5". Já as guitarras barítono (sim, "barítono", e não "barítonas", já que se trata de um adjetivo que não varia quanto ao número e gênero) são maiores do que 26". A minha já mencionada Aria Pro II J-B’tone tem 30". Mas daí vem a inevitável pergunta: a pra que raios serve esse tamanho de escala maior? É pra quem tem mãos grandes?
Já o comprimento de escala maior das guitarras barítono permite com que sejam possíveis afinações mais baixas sem comprometer a tensão adequada das cordas, ou seja, sem que fiquem esticadas demais (o que prejudica a execução de técnicas de expressão, como bends e vibratos, e facilita que as cordas arrebentem) ou frouxas, como já dito acima. Assim, com encordoamentos 0.013 (.013–.062) ou 0.014 (.014–.068), é possível chegar a afinações como B padrão (B1, E2, A2, D3, F♯3, B3), A padrão (A1, D2, G2, C3, E3, A3) ou até mais graves.
A minha Aria J-B’tone, por exemplo, está afinada em A standard (veio de fábrica afinada em B) com encordoamento .013. Mas minha ideia é trocar o encordoamento para um .014 para deixar as cordas um pouco mais tensionadas (a tocabilidade da minha, com cordas .013–.062, está próxima a de um encordoamento .009 em escala convencional, e eu prefiro tensão equivalente a de encordoamento .010 ou .011) e quem sabe até descer a afinação para G standard. E sim, encontrar encordoamentos de calibre mais elevado é um problema aqui no Brasil, assim como também é muito difícil encontrar guitarras barítono neste país (por isso o "[…] após anos de procura […]" logo no início deste artigo), o que leva muitos guitarristas a recorrer a guitarras feitas por luthier, que possuem valor elevado e revenda difícil.
E por fim... Como saber qual é a tensão ideal para o encordoamento? Não existem valores "corretos", mas é possível usar um calculador de tensão de cordas para saber qual a tensão de determinado encordoamento em um certo comprimento de escala e compará-la com os valores de um encordoamento "padrão" (.009, .010 ou .011) em uma guitarra de escala convencional (24.75" ou 25.5"). Por exemplo: se você gosta de tocar a sua Strato com encordoamento .010, então verifique no calculador de tensão de cordas qual é a tensão de cada corda (conforme o valor de calibre indicado pelo fabricante) em escala de tamanho 25.5" (Strato) e busque chegar a tensões semelhantes em cada corda de um encordoamento de calibre mais grosso em sua guitarra barítono, assim você terá mais ou menos a mesma tocabilidade em ambas as guitarras. No caso da minha J-B’tone, eu coloquei, no Stringjoy String Tension Calculator, o valor "30" (comprimento da escala) no campo Overall Scale Length (in.) , depois selecionei "A3, E3, C3, G2, D2 e A1" (de cima para baixo) nas listas suspensas da coluna Pitch, e por fim, selecionei os valores ".013, .017, .026, .036, .046 e .062" na coluna String, que é o tamanho do calibre de cada corda do meu encordoamento 0.013. Assim, eu obtive os valores de tensão de cada corda na coluna Tension (lbs.) e os comparei às tensões das cordas de um encordoamento .010 em uma guitarra de escala 25.5" para saber se o resultado ficaria do meu agrado, o que me levou à conclusão de que um encordoamento .013 mais pesado ou .014 pode ficar com tensão mais próxima do que considero ideal. O vídeo abaixo é uma boa ajuda para o cálculo de tensão das cordas:
Espero que este pequeno artigo tenha ajudado você a entender o que são as fascinantes guitarras barítono. Inicialmente utilizadas na surf music e no jazz, hoje as guitas barítono têm espaço mais do que garantido nos corações dos guitarristas de gêneros que levam o conceito de "pesado" ao extremo, como djent, metalcore, death metal, stoner e o meu querido doom metal. Somadas a níveis elevados de saturação (distorção ou fuzz), as guitarras barítono são capazes de arrancar tinta das paredes!
Para alguns, o tamanho maior da escala pode ser um problema, já que isso implica em distâncias maiores entre os trastes, e consequentemente, em casas maiores, o que pode prejudicar o desempenho em velocidade ou causar desconforto com a abertura dos dedos ao fazer acordes, o que leva certos guitarristas a preferir guitarras de 7 ou 8 cordas, que obviamente possuem maior largura no braço, o que, por sua vez, pode incomodar outros guitarristas. Enfim, é tudo uma questão de gosto pessoal. Eu fiz a minha escolha, e agora você sabe qual foi.
Abração e até o próximo artigo.
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