Durante o meu Mestrado em Música na Unicamp, o foco da minha pesquisa foi o áudio nos games, o que resultou na minha dissertação Um estudo interdisciplinar sobre a comunicação sonora em games narrativos. Dentro os diversos artigos e protótipos que produzi dentro desse tema, estava o Music Mixer App (nome provisório que acabou ficando), que resultou no artigo Produção musical por comandos de voz em um aplicativo de percepção sonora, com o seguinte resumo:
Neste artigo, apresentamos o protótipo de um aplicativo web acessível a deficientes visuais para educação em produção musical e treinamento em percepção sonora, com o qual o usuário pode, por meio de entradas por comandos de voz, mixar a música em execução, ao adicionar e remover instrumentos musicais e efeitos de áudio e alterar o panning. A mixagem é de fundamental importância no processo de gravação musical, mas muitos ouvintes e músicos desconhecem as ferramentas e técnicas utilizadas nessa etapa, não conseguindo identificar tais procedimentos, que conferem singularidade e características estéticas especiais a uma gravação, o que motivou o desenvolvimento do app proposto.
O protótipo do Music Mixer, desenvolvido por mim com a engine (software otimizado para a criação de games) Unity 3D e a middleware (software que fornece funcionalidades para outros softwares além dos disponibilizados pelo sistema operacional) Fmod Studio, teve como propósito apresentar aos usuários os principais efeitos de processamento de sinal de áudio (reveb, delay, chorus, flanger, tremolo, distorção etc.), bem como alguns fundamento básicos de mixagem, para exemplificar como a pós-produção é parte fundamental de uma gravação musical e como as escolhas relacionadas a timbres, panning e volume afetam o resultado final. Também houve a preocupação em tornar o aplicativo acessível a deficientes visuais, por meio de sua manipulação por comandos de voz com o plugin WebGL Speech, como é possível ver no vídeo abaixo, com alguns playtests:
Em meu Doutorado em Música pela Unicamp, atualmente em curso, mudei o tema da minha pesquisa. Agora estou debruçado sobre a pesquisa em timbres e tecnologia de guitarra, com a tese sob o título provisório de Construção de sentido em gêneros musicais a partir de timbres de guitarra. Apesar de a minha pesquisa não estar mais voltada ao áudio para games, o Music Mixer App ainda pode ser relevante para minha atual pesquisa, e penso que poderei retomá-lo num futuro não muito distante, desta vez adaptado aos timbres de guitarra.
Referências
PASSOS, Leonardo Porto; FORNARI, José. Produção musical por comandos de voz em um aplicativo de percepção sonora. Revista Hipótese, Bauru: Editora Ibero-Americana de Educação, v. 8, esp. 1, p. 1-18, 2022. DOI: 10.47519/eiaerh.v8.2022.ID414. Disponível em: https://revistahipotese.editoraiberoamericana.com/revista/article/view/414.
Comentários
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário. Debates são bem-vindos, desde que com a devida educação.