Lama até o pescoço: o sludge e a cena de Nova Orleans

Ainda que após uma longa e indesejada pausa nas postagens daqui do blog, hoje dou continuidade ao tema dos dois últimos posts (The hand of doom: livros de referência do gênero mais pesado do metal e Doom in a doomed world: o documentário sobre um dos gêneros mais pesados do rock), que trataram sobre a tríade de gêneros aparentados pela qual sou apaixonado: doom, sludge e stoner.

O primo mais cabreiro desse rolê aí provavelmente é o sludge. Filho bastardo do hardcore com o doom, o gênero une a revolta de um com o peso e andamento lento do outro, resultando em um tipo de música que agrada tanto punks quanto metalheads. É quase como uma mistura de Flipper e Black Flag (especialmente o álbum My War) com Black Sabbath e Saint Vitus.

Uma das cenas mais prolíficas do sludge fica no sudeste dos EUA, na cosmopolita e castigada Nova Orleans, fundada por franceses e com muita influência das culturas africana e espanhola, é o maior centro portuário do país e berço do Mardi Gras (uma espécie de carnaval americano) e do jazz. Culturalmente muito rica, a cidade leva, dentre outros, o apelido de NOLA (acrônimo para New OrLeAns). E é justamente esse apelido que dá título a um ótimo documentário sobre o sludge e a cidade.

NOLA: Life, Death and Heavy Blues from the Bayou foi lançado em sete partes em 2014 pela Noisey, a divisão musical da Vice, empresa canadense-americana de mídia digital. O documentário traz entrevistas com membros das bandas Crowbar, Eyehategod, Corrosion of Conformity, Pantera, Down, Acid Bath, entre outras.

As principais influências mencionadas pelos músicos no doc são: Black Sabbath, Exhorder, Graveyard Rodeo, blues e, principalmente, The Melvins. O gênero é assim definido (em tradução livre) pelo documentário:

O sludge metal (às vezes chamado simplesmente de “sludge”) é um subgênero do heavy metal que mescla elementos do doom metal, do punk hardcore e do noise rock. O sludge metal é tipicamente áspero e abrasivo, geralmente com vocais gritados ou berrados, instrumentos altamente distorcidos e ritmos nitidamente contrastantes. Embora o estilo tenha sido antecipado pelos Melvins de Washington, muitos de seus primeiros pioneiros eram da cidade de Nova Orleans.

Por alguma razão desconhecida por mim, NOLA: Life, Death and Heavy Blues from the Bayou não consta mais no site e no canal do YouTube da Noisey. Seria por conta das atitudes pra lá de questionáveis do chorão arrependido e protótipo de facho Phil Anselmo nos últimos anos?


E de presente, vai uma playlist recheada com a nata do sludge:

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